Sempre que vamos a lojas que vendem cosméticos, encontramos uma infinidade de óleos na composição dos produtos. Óleo de amêndoa, óleo de Argan e óleo de coco costumam ser bastante conhecidos e procurados, mas nem todos lembram de pesquisar produtos que contenham o óleo de rosa mosqueta, atração principal do post de hoje.
Sumário
Ele não é extraído exatamente de uma rosa, mas sim das sementes de uma planta cultivada no Chile, embora também possa ser encontrado em outros países. Originalmente era usado pelos maias e nativos americanos por suas propriedades curativas. Tornou-se um novo ingrediente muito valioso em produtos cosméticos naturais modernos para os cuidados com a pele, por seus benefícios regenerativos. Pode ser usado puro ou em cremes.
Durante um estudo de dois anos realizado por uma equipe de pesquisadores da Faculdade de Química e Farmacologia da Universidade de Concepción, uma prestigiosa universidade no Chile, o óleo foi aplicado em 180 pacientes com cicatrizes cirúrgicas, de ferimento e pós-queimadura, bem como para um grupo que sofria de envelhecimento prematuro. Verificou-se que a Rosa Mosqueta produziu uma ação regeneradora efetiva sobre a pele, ajudando a atenuar cicatrizes e rugas, prevenindo o avanço do envelhecimento precoce e recuperando a cor e o tom perdidos.
Em outro estudo, dez mulheres com idade entre 45 e 68 anos, que haviam sido submetidas à mastectomia unilateral ou bilateral, aplicaram óleo de rosa mosqueta após a retirada dos pontos cirúrgicos. Depois de lavar a área com água morna e sabão e secagem cuidadosa, o óleo foi aplicado por massagem suave. Após três meses de aplicação do óleo duas vezes ao dia (manhã e noite), as cicatrizes eram menos aparentes, sem caroços, e a elasticidade da pele havia melhorado, assim como a cor da área.
Quais são os 8 benefícios deste óleo fantástico?
1 – É hidratante.
Por conter 77% de ácidos graxos livres, deixa a pele menos seca e com aparência bem cuidada.
2 – É antibacteriano.
Os fenóis do óleo de rosa mosqueta têm propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas. Só não deve ser utilizado por pessoas com pele propensa ao eczema.
3 – Ajuda na cicatrização.
Ele não faz desaparecer cicatrizes, mas pode vir a amenizá-las, pois ajuda a estimular os macrófagos a mudar para uma forma que promova uma boa cicatrização, ao contrário de uma forma que causa má cicatrização e maior formação de cicatriz. Atenua cicatrizes (cirúrgicas, acidentais ou por queimaduras) e melhora a cor das mesmas (isto é, reduz a vermelhidão ou hiperpigmentação). Também evita a formação do tipo queloide de cicatriz (caroço) que pode aparecer após procedimentos cirúrgicos e ajuda a deixar cicatrizes menos aparentes por acne ou varicela. Alguns médicos recomendam o uso do óleo para tratar a pele que foi submetida à radioterapia.
4 – Tem ação preventiva anti rugas.
Por ter um alto nível de vitamina C, tem um bom efeito antienvelhecimento. A atividade antioxidante da vitamina C protege e repara os danos causados pelos raios UV e ajuda a reduzir as rugas. Auxilia no combate aos efeitos nocivos do sol, que geralmente são notados pela primeira vez em rugas finas ou “pés de galinha” ao redor dos olhos e da boca.
5 – Ilumina a pele.
A vitamina C do óleo de rosa mosqueta tem demonstrado reduzir com uso persistente e frequente a hiperpigmentação, ajudando, portanto, a clarear a pele.
6 – Coadjuvante no tratamento de estrias.
Pode ajudar no combate às estrias, devido ao seu elevado poder de hidratação.
7 – Auxilia na melhora da pigmentação.
Pode ajudar a reduzir a pigmentação da pele. Os retinóides no óleo de rosa mosqueta ajudam a clarear a pigmentação. Por acelerar a maturação e a rotatividade das células, acaba resultando em um efeito geral de brilho.
8 – Nutre a pele.
O óleo de Rosa Mosqueta nutre a pele com nutrientes essenciais e melhora sua saúde. A pele desnutrida também tende a secretar excesso de óleo, o que pode levar à acne. Como não é comedogênico, pode ajudar a desobstruir os poros e evitar espinhas.
Leia também
- 4 Tipos de unhas postiças que você precisa experimentar
- Como escolher a melhor cabines para unhas de gel Lâmpada UV ou LED UV
- Qual a diferença entre o extra brilho e o top coat?
*O teuencanto pode receber comissões pelas vendas realizadas através dos links divulgados em nossas páginas. *Todas as informações dos produtos listados foram retiradas dos sites dos fabricantes, sites de vendas, etc.