10 Melhores Shampoos para Cabelos Cacheados

Cuidar dos cachos pode ser um desafio e até um pouco frustrante quando não se utiliza os produtos adequados aos fios espiralados. Por isso, nós trazemos os melhores shampoos para cabelos cacheados, com as fórmulas mais poderosas para limpeza e tratamento do cabelo. 

Ranking dos Melhores Shampoos para Cabelos Cacheados

  1. Deva Curl – Shampoo Low Poo
  2. Shampoo Wella Professionals Nutricurls
  3. Truss Curly – Shampoo
  4. Lowell Cacho Mágico Magic Poo
  5. Yenzah Sou+Cachos
  6. Shampoo Siàge Revela Os Cachos
  7. Lola Cosmetics Meu Cacho Minha Vida
  8. Higienizando a Juba Shampoo – Widi Care
  9. Inoar Argan Infusion Cachos Perfeitos
  10. Shampoo Inoar Meu Cacho

O cabelo cacheado requer um produto especial que saiba cuidar deste tipo de cabelo, que costuma ser um pouco mais seco nas pontas e oleoso nas raízes. E não é qualquer shampoo que consegue limpar e nutrir da forma correta o cabelo das cacheadas. 

Para facilitar a sua vida, nós fomos em busca dos shampoos para cabelos cacheados mais bem avaliados pelas consumidoras e que trazem uma fórmula que realmente entende do fio ondulado e cacheado. 

Também encontramos os shampoos com composição leve, livre de sulfato, parabenos e silicones, ideais para quem adere a técnica Low Poo. Acompanhe!

Como Escolher os Melhores Shampoos para Cabelos Cacheados

Na hora de escolher um bom shampoo para cabelos cacheados é preciso ver se a fórmula atende as necessidades do seu tipo de fio. Outros aspectos, como saber reconhecer o tipo de cacho e se o produto é indicado a ele, também são importantes. 

Saiba mais sobre este e outros aspectos importantes para escolher o melhor tipo de shampoo:

Conheça o Seu Tipo de Cacho e as Necessidades

Não existe apenas um tipo de cabelo cacheado, existem vários tipos de fios com diferentes curvas, então é bom reconhecer o tipo de cacho, pois há shampoos que são próprios para cabelo ondulado, cacheado, crespo ou afro. 

Cabelo ondulado: Os cabelos com estes tipos de curva estão mais próximos do cabelo liso e geralmente possuem uma oleosidade natural da raiz até as pontas, ou possuem apenas as pontas mais secas. 

Por isso, é bom evitar os shampoos que estimulam a oleosidade, já que não há tanta necessidade e pode acabar deixando com brilho excessivo.

Mas esse tipo de cabelo pode sofrer com o ressecamento, que é a falta de água na fibra capilar, portanto, aposte em shampoos com uma fórmula com agentes emolientes e que repõem a hidratação dos fios, como vitaminas, queratina e pantenol. 

Além disso, por ter o cacho menos definido, um produto que seja mais firme na sua consistência pode ajudar a dar mais definição às curvas do cacho.

Cabelo Cacheado

O cabelo cacheado é aquele que já desde a raíz já tem o fio espiralado, e por isso pode sofrer mais com o ressecamento, opacidade e falta de brilho, já que nem sempre a oleosidade natural consegue alcançar o fio até as pontas. 

Neste caso, é bom investir em shampoos que reponham a nutrição e a hidratação do fio, recuperando a maciez e maleabilidade do cabelo. Também pode usar shampoos que reduzem o frizz, que é bem comum neste tipo de cabelo.

Além disso, vale a pena investir em fórmulas mais leves, sem sulfato, que acabam retirando a hidratação natural do fio e ressecando o cabelo.

Cabelo Crespos ou Afro

Os cabelos com fios mais enroladinhos do tipo crespo ou afro são os que mais sofrem com o ressecamento e volume (embora o volume nem sempre seja um problema, quando o cabelo é bem cuidado).

Mas durante a limpeza com o shampoo pode vir a ressecar mais, isso se a fórmula não for apropriada. Por isso é indicado um shampoo com ação de agentes de limpeza mais leves (evite o sulfato, sal, parabenos e outros componentes de limpeza pesados).

Aposte nos shampoos com óleos naturais, como óleo de argan, manteiga karité, óleo de jojoba e outros óleos vegetais naturais que ajudam a repor nutrientes nos fios. 

Também não pode faltar componentes hidratantes e emolientes para repor a água dos fios, como vitaminas, queratina e pantenol.

Verifique os Principais Componentes da Fórmula

Os componentes ativos da fórmula vão ajudar na recuperação, proteção e cuidado com os fios. Conforme vimos acima, cada cabelo pode precisar de diferentes cuidados. Veja quais os ingredientes mais indicados para shampoos cacheados.

  • Panthenol: Altamente emoliente, recupera os níveis de água da fibra capilar, mantendo a hidratação, também é bom para recuperar o cabelo.
  • Queratina: Fortalece o fio, recupera a maleabilidade e o brilho, também é ótimo para cabelos que passaram por processos químicos.
  • Creatina: Parecida com a queratina, a creatina é uma proteína que ajuda a fortalecer o fio, evitando a quebra, queda e ressecamentos do cabelo.
  • Colágeno: Ajuda no crescimento e fortalecimento dos fios, também favorece a hidratação.
  • Elastina: Ajuda a manter a maleabilidade, flexibilidade e movimento natural dos fios.
  • Extrato de trigo: Ajuda a fortalecer o fio, definir os cachos e também acelera o crescimento. 
  • Óleo de jojoba: Controla a oleosidade, o aparecimento da caspa e é hidratante.
  • Manteiga de Karité: Rica em vitamina E, esse componente é ideal para cabelos cacheados e crespos, pois protege a umidade, deixa os fios mais sedosos, macios, menos porosos e protege a cutícula do fio.
  • Óleo de argan: Poderoso nutriente rico em vitaminas A, D e E e ômegas 3 e 6, faz uma hidratação e nutrição profunda, evita pontas duplas e deixa os cabelos mais macios e brilhantes.

Esses são alguns dos componentes mais vistos em shampoos para cabelos cacheados, mas há inúmeros ingredientes que vêm a partir de óleos e extratos vegetais e que contém muitas vitaminas importantes para o cabelo cacheado.

Considere os Shampoos Low Poo

Ao comparar os shampoos para cabelos cacheados você irá se deparar com os shampoos Low Poo. Se você ainda não conhece, saiba o que é:

Low Poo é uma técnica que vem sendo cada vez mais aderida para o tratamento dos cabelos cacheados, ondulados e crespos. 

Esta técnica visa diminuir a concentração de agentes de limpeza muito pesados nos shampoos, que acabam retirando a hidratação e nutrição natural dos fios. 

Como já vimos, os cabelos cacheados possuem mais chances de ressecamento do fio, isso porque nem sempre a oleosidade natural consegue chegar até as pontas. 

Isso tende a piorar com o uso de shampoos muito agressivos, que além da limpeza, removem a oleosidade natural do fio.

Alguns componentes como petrolatos, sulfatos e silicones insolúveis são os mais perigosos para as cacheadas, pois realizam uma limpeza além do necessário, removendo a nutrição e hidratação do cabelo. 

Portanto, os shampoos low poo possuem zero ou baixíssima quantidade desses componentes. Portanto, fazem uma limpeza mais suave e delicada, fazem menos espuma e ajudam a manter a hidratação natural. 

Lista com Os Melhores Shampoos para Cabelos Cacheados

Agora você já sabe identificar o tipo de necessidade do seu cabelo de acordo com o seus cachos e reconhecer uma boa fórmula para ele. Veja abaixo quais sãos melhores shampoos para cabelo cacheados com agentes poderosos para ficar com o cabelo mais bonito:

1. Deva Curl – Shampoo Low Poo

Produz Menos Espuma

Excelente produto para cuidar dos fios finos e com raiz oleosa, sejam eles ondulados, cacheados ou crespos. O Deva Curl – Shampoo Low Poo, é um higienizador que limpa suavemente, sem agressão ao fio, além de deixá-los mais saudáveis, macios e hidratados. 

A fórmula é livre de parabenos, sulfatos e silicone, por isso, faz menos espuma, e mesmo assim remove totalmente os resíduos de sujeira do couro cabeludo. Também consegue revitalizar e recuperar os cabelos secos, danificados e rebeldes.

Sua composição conta com vários agentes naturais, possui extrato de lúpulo que garante maciez e resistência aos fios, alecrim que remove a oleosidade sem agredir os fios e melhora a saúde do couro cabelo. 

Também conta com camomila que é um ótimo calmante, minimizando irritações do couro cabeludo. Também possui carambola e manga que são agentes emolientes, favorecendo a hidratação, maciez e maleabilidade dos cachos.

  • Linha: Padrão
  • Quantidade: 355ml
  • Low Poo: Sim
  • Tipo de cacho: Ondulado, cacheado e crespo
  • Livre de: Parabenos, sulfatos e silicone
  • Componentes principais: Extratos de lúpulo, alecrim, camomila, carambola, manga
  • Ação: Limpa sem agredir, ação antifrizz, maciez e hidratação

Onde Comprar:
Comprar na Beleza na Web

2. Shampoo Wella Professionals Nutricurls

Com Tecnologia Micelar que Limpa sem Ressecar o Fio

O NutriCurls da Wella é um shampoo ótimo para quem deseja um efeito profissional em cabelos cacheados ou ondulados. Ele é liberado para low poo, pois o produto é livre de sulfato e faz uma limpeza sem danificar o fio. 

Com a tecnologia micelar o shampoo remove as impurezas do couro cabeludo sem deixar o fio ressecado, promovendo uma limpeza delicada, remove a oleosidade e ao mesmo tempo revitaliza o cabelo, repondo nutrientes ao fio e mantendo a hidratação natural.

E para um efeito incrível nos cachos, a composição deste shampoo conta com extrato de trigo e óleo de jojoba, que deixam os cachos mais definidos e com menos frizz, além de mais maciez, também aumenta a maleabilidade e movimento natural do cabelo.

  • Linha: Profissional
  • Quantidade: 250ml
  • Low Poo: Sim
  • Tipo de cacho: Ondulado e cacheado
  • Livre de: Sulfatos 
  • Componentes principais: Extrato de trigo e óleo de jojoba
  • Ação: Nutrição, definição, efeito anti frizz, maleabilidade e maciez

Onde Comprar:
Comprar na Beleza na Web

3. Truss Curly – Shampoo

Ação de Limpeza e Nutrição Intensiva

O Truss Curly – Shampoo é indicado para um limpeza intensiva e ação de hidratação profunda. Conta com vários ativos na fórmula que ajudam a deixar o fio mais sedoso, protegido, com brilho natural e os cachos mais definidos. 

Possui quaterphyl, que hidrata o cabelo e protege contra o frizz e efeito do sol. Além de Amisil que diminui o volume, dá brilho e deixa os cachos mais definidos. Outro componente importante é o panthenol que faz uma hidratação intensiva, recuperando a maciez e o brilho natural. 

Também conta com creatine vegan e keratin, aminoácidos que agem diretamente na fibra capilar, recuperando os fios danificados, dão mais força e resistência, até mesmo ao cabelo que passou por algum processo químico. 

E para uma nutrição completa, o produto vem com óleo de avocado, rico em vitaminas A, B1, B2, C e D, que nutrem, hidratam e protegem contra os danos solares. 

Outro componente é o Polar Rose Elixir, um componente que age progressivamente, sendo liberado de forma gradual por 24 horas, restaura, hidrata e protege o cabelo, além de possuir ação antioxidante. 

  • Linha: Padrão
  • Quantidade: 300ml
  • Low Poo: Não
  • Tipo de cacho: Ondulado e cacheado
  • Livre de: Não indicado
  • Componentes principais: Quaterphyl, Polisil, Amisil, Panthenol, Creatine Vegan, Keratin, Óleo de Avocado, Cereal Butter, Polar Rose Elixir
  • Ação: Deixa os cabelos macios, sedosos, definidos, flexíveis e sem frizz

Onde Comprar:
Comprar na Beleza na Web

4. Lowell Cacho Mágico Magic Poo

Fórmula Suave Para Limpar sem Agredir o Fio

O Lowell Cacho Mágico Magic Poo é um produto com fórmula suave e delicada para limpeza do couro cabelo sem agressão aos fios. O produto é livre de sal, sulfato, parabenos e petrolatos, totalmente liberado para low poo. 

O shampoo Cacho Mágico conta com um blend de óleos vegetais que garantem a nutrição e hidratação dos fios, eles ajudam a recuperar os fios danificados, dão mais vida, maciez e brilho natural, além de manter os cachinhos mais definidos. Também possui ação antifrizz.

  • Linha: Padrão
  • Quantidade: 240ml
  • Low Poo: Sim
  • Tipo de cacho: Ondulado e cacheado
  • Livre de: Sal, sulfato, parabenos e petrolatos
  • Componentes principais: Blend de Óleos Vegetais
  • Ação: Limpeza suave, hidratação e ação antifrizz

Onde Comprar:
Comprar na Beleza na Web

5. Yenzah Sou+Cachos

Shampoo Low Poo para Cabelos Cacheados e Crespos

O Yenzah Sou+Cachos é um shampoo Low Poo, super leve, com fórmula livre de sal, sulfato, parabenos, silicone e petrolatos. Promove uma ação higienizadora no couro cabeludo sem agredir o fio. 

O shampoo conta com óleo de algodão, uma agente que garante hidratação intensiva e nutrição aos fios, repondo vitaminas necessárias e deixando o cabelo mais macio. 

Também possui lipoprotein, um poderoso agente capaz de proteger o fio contra o ressecamento, pontas duplas e frizz. Deixa os fios mais macios, com brilho natural e boa maleabilidade dos cachos.

Com uma fórmula mais suave, o shampoo Sou+Cachos da Yenzah não faz tanta espuma como os shampoos comuns, é bem mais suave e mantém a hidratação natural do fio.

  • Linha: Padrão
  • Quantidade: 240ml
  • Low Poo: Sim
  • Tipo de cacho: Cacheado e crespo
  • Livre de: Sal, sulfato, parabenos, silicone e petrolatos 
  • Componentes principais: Óleo de Algodão, Lipoprotein
  • Ação: Hidrata, nutre, repara pontas duplas, contra o ressecamento e possui ação antifrizz 

Onde Comprar:
Comprar na Beleza na Web

6. Shampoo Siàge Revela Os Cachos

Tratamento Profundo nos Fios Danificados

O Shampoo Siàge Revela Os Cachos, da Eudora, é indicado para todo tipo de cacho: ondulado, crespo, cacheado ou em transição. Possui fórmula suave, sem sulfato, parabeno, sal e outros agentes agressivos, e conta com tecnologia de avançada para recuperação do fio. 

O Siàge Revela Os Cachos possui uma fórmula exclusiva com biotecnologia Affinité 4D, que é capaz de detectar as necessidades dos fios danificados e tratar a fibra capilar até a camada mais profunda.

Também conta com agentes emolientes como a elastina e manteiga de karité, que garantem mais definição ao cacho, além de força, boa elasticidade, maciez e 3X menos frizz, comparado aos shampoos comuns.

  • Linha: Padrão
  • Quantidade: 250ml
  • Low Poo: Sim
  • Tipo de cacho: Todos os tipos de cachos
  • Livre de: Parabenos, sulfato, sal e petrolato 
  • Componentes principais: Elastina, Manteiga de Karité e outros
  • Ação: Alta definição, força, elasticidade e 3X menos frizz

Onde Comprar:
Comprar na Eudora

7. Lola Cosmetics Meu Cacho Minha Vida

Excelente Custo-Benefício

O Shampoo Lola Cosmetics Meu Cacho Minha Vida é uma ótima oportunidade de custo-benefício. Os efeitos do shampoo são ótimos em cabelos cacheados e o valor compensa. 

O produto contém óleo de patuá na fórmula, que é rico em ômegas 3 e 6, eficiente para fortificar os fios, recuperar o brilho, além de deixá-los macios e maleáveis. Também previne a caspa e seborreia.

Também conta com extratos vegetais naturais que ajudam a hidratar, nutrir, restaurar e fortalecer o cabelo. Tudo isso sem agressão aos fios, pois o produto é livre de sulfato, parabenos e outros agentes agressivos, por isso, também é liberado para Low Poo.

  • Linha: Padrão
  • Quantidade: 500ml
  • Low Poo: Sim
  • Tipo de cacho: Cacheado e crespo
  • Livre de: Parabenos, sulfatos, petrolatos e silicones
  • Componentes principais: Óleo de Patauá e Extratos Vegetais
  • Ação: Suavidade, maciez, elasticidade e aumenta a umidade natural do fio

Onde Comprar:
Comprar na Beleza na Web

8. Higienizando a Juba Shampoo – Widi Care

Ajuda a Desembaraçar os Fios

O Higienizando a Juba é um shampoo que promete fazer menos embaraçamento no cabelo, facilitando na hora de pentear. Como sabemos, a espuma tende a “embolar” os fios, mas este produto evita esse efeito. 

Ele é ótimo para todos os tipos de fios com curvas, ondulados, cacheados e crespos. Promove uma espuma cremosa e totalmente hidratante, já dá para sentir o resultado na primeira aplicação. 

Na fórmula ele possui extrato de avelã, que é rico em ômegas 3 e 6, favorecendo a nutrição, o condicionamento e o brilho dos fios. Também conta com óleo de linhaça dourada que possui ação emoliente profunda, agindo diretamente na fibra capilar.

  • Linha: Padrão
  • Quantidade: 500ml
  • Low Poo: Sim
  • Tipo de cacho: todos os tipos de cachos
  • Livre de: Parabenos, sulfatos e sal
  • Componentes principais: Extrato de avelã e óleo de linhaça dourada
  • Ação: Limpa, desembaraça e hidrata

Onde Comprar:
Comprar na Amazon

9. Inoar Argan Infusion Cachos Perfeitos

Com Óleo de Argan

O Inoar Argan Infusion Cachos Perfeitos é um ótimo shampoo para cuidar dos fios ondulados e cacheados. É bastante elogiado pelo cheiro gostoso e sua boa capacidade de nutrição ao cabelo. 

Sua fórmula contém óleo de argan, poderoso agente nutritivo que hidrata os fios, devolvendo o brilho e maciez aos cabelos ressecados. Além disso, possui colágeno vegetal e vitamina E, ambos com ação emoliente para hidratar e repor os níveis de água na fibra capilar. 

O Inoar Argan Infusion Cachos Perfeitos também possui uma fórmula leve, com pH balanceado e com sulfato controlado para limpar o couro cabeludo sem ressecar e tirar a hidratação natural dos fios.

  • Linha: Padrão
  • Quantidade: 500ml
  • Low Poo: Sim
  • Tipo de cacho: Ondulado e cacheado
  • Livre de: Sulfato
  • Componentes principais: Óleo de argan, Colágeno vegetal e Vitamina E
  • Ação: Hidrata, protege e define os cachos

Onde Comprar:
Comprar na Beleza na Web

10. Shampoo Inoar Meu Cacho

Bom e Barato

Outro shampoo da Inoar e que vale a pena pelo precinho bem em conta é o Shampoo Inoar Meu Cacho. Ele é indicado para todos os tipos de cachos, ondulados, cacheados, crespos e afro.

Sua fórmula contém colágeno vegetal, vitamina E, extrato de jasmim e óleo de amaranto, promove uma hidratação intensiva, recuperando o brilho e maciez do cabelo. Também possui fórmula leve que facilita o desembaraçamento do fio.

  • Linha: Padrão
  • Quantidade: 400ml
  • Low Poo: Sim
  • Tipo de cacho: Ondulados, cacheados, crespos e afro
  • Livre de: Parabenos e sulfatos 
  • Componentes principais: Colágeno vegetal, vitamina E, extrato de jasmim e óleo de amaranto
  • Ação: Maciez e brilho

Onde Comprar:
Comprar no Amazon

Perguntas Frequentes Sobre Shampoos para Cabelos Cacheados

Estas são algumas das dúvidas mais frequentes dos nossos leitores. Veja a seguir:

Qual é o Melhor Shampoo para Cabelos Cacheados?

Entre tantos produtos maravilhosos, o Deva Curl – Shampoo Low Poo é a nossa indicação como melhor shampoo para cabelos cacheados. Ele é indicado para todo tipo de cacho, faz uma limpeza suave e completa sem agredir o fio. ainda conta com vários agentes naturais para repor a hidratação, brilho e maciez. 

Qual o Melhor Shampoo para Cabelos Cacheados Custo-Benefício?

Se você quer economizar um pouco, nós indicamos o Lola Cosmetics Meu Cacho Minha Vida. Este shampoo é um dos mais queridinhos das brasileiras cacheadas, é liberado para low poo e cumpre tudo o que promete: mais maciez, brilho e boa limpeza do couro cabeludo. 

Conclusão

Cuidar dos cabelos cacheados agora já não é mais tão difícil não é mesmo? Há excelentes produtos que limpam e não agridem os fios, sem contar que ainda repõe vitaminas, nutrientes e a hidratação que o cabelo cacheado precisa. 

Acima você conheceu os shampoos para cabelos cacheados mais populares e bem avaliados, com fórmulas poderosas para te ajudar no processo de cuidado e tratamento do cabelo. Basta escolher aquele que mais combina com o seu fio as suas necessidades!

Leia Mais

Redação: Beatriz Cavalheiro / Revisão: Lucas Sertori / Atualização: Lucas Sertori

*O teuencanto pode receber comissões pelas vendas realizadas através dos links divulgados em nossas páginas.
*Todas as informações dos produtos listados foram retiradas dos sites dos fabricantes, sites de vendas, etc.

Avatar photo
Olá, sou Lucas Sertori e é um prazer ter você aqui no Seu Encanto, seu espaço online para tudo que envolve beleza, saúde e bem-estar. Sou um apaixonado por escrita e me dedico a ir a fundo em cada tópico que trago para você, sempre com o objetivo de oferecer o melhor conteúdo possível. Além disso, gerencio o site Marketfacil e atuo como secretário da AVMBR.