10 Melhores Fórmulas Infantis (Nan, Aptamil e Mais)

Precisando de ajuda para escolher a melhor fórmula de leite para o seu bebê? Neste artigo vamos te auxiliar a encontrar a melhor opção.

Ranking das Melhores Fórmulas Infantis

  1. Fórmula Infantil Aptamil Premium 2 Danone Nutricia
  2. Fórmula Infantil Aptamil Premium 1 Danone Nutricia
  3. Fórmula Infantil Nan EspessAR
  4. Fórmula Infantil Aptanutri Profutura 3
  5. Fórmula Infantil Enfamil Premium 2
  6. Fórmula Infantil Nan Comfor 1
  7. Fórmula Infantil Aptamil Pepti
  8. Fórmula Infantil Neocate Lcp Upgrade
  9. Fórmula Infantil Nan Supreme 1
  10. Fórmula Infantil Nan Sem Lactose

São tantas opções no mercado que acaba se tornando difícil escolher a melhor delas para o pequeno, não é mesmo? Sendo assim, iremos mostrar neste artigo os principais pontos de atenção para a melhor escolha.

Os leites infantis também são chamados de fórmulas infantis, basicamente são leites especiais que conseguem nutrir o bebê quando não existe a possibilidade de utilizar o leite materno.

Quando Usar a Fórmula Infantil

Especialmente para as mamães que estão utilizando medicamentos pode ficar complicado amamentar o bebê. Isso se deve ao fato de que alguns medicamentos podem interferir na produção do leite materno. Também existem aquelas mamães que estão com alguma dificuldade clínica ou ainda aquelas que simplesmente não desejam amamentar.

Logo, a utilização da fórmula infantil é extremamente necessária em alguns casos. Sempre que possível é importante ser orientado por um pediatra para utilizar a melhor possível para o bebê. Este pode identificar se a fórmula é realmente a melhor solução para o bebê.

Quando é feita a introdução do leite artificial que é o caso da fórmula infantil é comum que a produção de leite materno diminua e até mesmo acabe. Isso nem sempre é desejável uma vez que o leite materno é o melhor alimento possível para o bebê

Diferença Entre Fórmula Infantil e Composto Lácteo

Quando falamos da fórmula infantil estamos falando um leite que é feito na tentativa de nutrir o bebê ao máximo no lugar do leite materno. Existe uma série de exigências mínimas para que a fórmula seja aprovada para a venda como nutrientes, vitaminas, aminoácidos e minerais.

Algumas das exigências são a ausência de corantes e pouquíssimos aditivos são aprovados para a formulação deste tipo de alimento. Fundamentalmente a fórmula infantil e o composto lácteo são bem diferentes.

O composto é uma mistura de leite que necessita ter pelo menos 51% de compostos lácteos na fórmula. Mas ao contrário da fórmula é permitida uma quantidade bem maior de aditivos, óleos e açúcares para dar sabor e aroma.

Logo, o composto lácteo pode ser até mesmo classificado como um alimento ultra processado. Então, este tipo de produto não é recomendado para bebês com idade inferior a 1 ano. Se atente no momento da compra e não se engane pois os dois podem ser semelhantes.

Como Escolher o Melhor Leite para o Bebê

Sendo as fórmulas infantis leites modificados para ter exatamente aquilo que o bebê necessita para o desenvolvimento, existem diversas versões. Então, veja como escolher entre as fórmulas e encontrar a melhor versão para o seu bebê.

Idade Indicativa da Fórmula Infantil

Temos uma vasta opção de fórmulas infantis no mercado, logo o primeiro ponto a ser analisado é a idade indicativa do produto. Os bebês possuem necessidades diferentes de acordo com a idade, então essas fórmulas são divididas por tipo.

  • Tipo 1: são as fórmulas para bebês de 0 a 6 meses de idade.
  • Tipo 2: fórmulas para bebês com idade a partir de 6 meses.
  • Tipo 3: indicadas para bebês que estão acima do 10º mês.

Essa informação costuma estar bem grande na parte da frente do rótulo da fórmula. Mas isso não é uma regra, então se atente no momento da compra.

Para Bebês com Intolerância a Lactose Fique de Olho nas Fórmulas S.L

Exatamente, S.L de Sem Lactose. Alguns bebês podem apresentar alguma intolerância a lactose já que o intestino é muito novo, ou até mesmo devido a algum tipo de redução da produção de lactase. A intolerância a lactose pode causar reações como desconfortos, cólicas e diarreia.

Nesse tipo de fórmula a lactose já foi previamente transformada em açúcares mais simples, então é possível digerir de forma mais simples sem a necessidade da lactase que é a enzima responsável por cuidar da lactose no organismo.

A intolerância a lactose não é tão comum, logo, é importante que se o bebê esteja apresentando sintomas de intolerância a lactose você procure a orientação do pediatra antes de mudar a fórmula infantil.

Bebê com Alergia a Proteína de Vaca? Utilize as Fórmulas Hidrolisadas

Um bebê tem um sistema imune muito novo e imaturo, então, é possível que o bebê tenha alergia à proteína do leite de vaca. Também chamada de APVL é algo mais comum de acontecer em bebês. Em casos de APVL é possível que o bebê apresente coisas como vermelhidão, coceiras, vômito ou diarreia.

Neste tipo de caso, o pediatra provavelmente vai indicar fórmulas com a chamada proteína hidrolisada. Esse tipo de proteína é composta por peptídeos que fazem o papel de quebrar a proteína do leite para que esta não provoque alergias.

Também é possível optar por fórmulas com derivados de soja, mas é importante ressaltar que este tipo de fórmula deve ser utilizada apenas para bebês maiores de 6 meses.

No Caso de Golfadas Frequentes, Prefira Fórmulas Anti-Refluxo

Uma parcela dos bebês costuma ter refluxo e podem golfar com frequência, o que é algo natural. Quando golfar se torna algo frequente é importante se atentar. Isso pode acarretar em algum tipo de desnutrição e se tornar prejudicial no desenvolvimento do pequeno.

Para este tipo de caso existem as fórmulas anti-refluxo ou AR. Feitas com substâncias que tornam a fórmula mais espessa.

Prebióticos e Ácidos Graxos Auxiliam no Desenvolvimento e Saúde

No caso dos prébioticos estes são normalmente mostrados nas fórmulas com nomes de GOS e FOS, são importantes para melhorar o funcionamento do intestino do bebê. Ajudam a manter o equilíbrio das bactérias da flora intestinal do pequeno.

Já quando falamos dos ácidos graxos ou LC-PUFAS que são encontrados como nomes DHA ou ARA, estamos falando de gorduras boas que vão auxiliar no desenvolvimento neurológico, sistema nervoso e cognitivo do bebê.

As fórmulas também podem ser enriquecidas com outros ingredientes importantes como vitaminas A, B2, B6, C, D e E. São importantes para o desenvolvimento do bebê em vários aspectos como no crescimento. Sempre consulte um pediatra para escolher a melhor fórmula.

Verifique se a Fórmula Possui Maltodextrina na Composição

A maltodextrina é um carboidrato e também um açúcar muito delicioso diga-se de passagem. É um açúcar altamente calórico que também tem um altíssimo índice glicêmico e pode aparecer em várias das fórmulas do mercado.

Não existe propriamente uma contraindicação, porém é importante que o pediatra seja consultado para estabelecer a quantidade adequada para o bebê.

Para um Melhor Custo Benefício Opte por Embalagens de 800g

Existem alguns tamanhos padrão de embalagem, os mais comuns são os de 400 e os de 800g. Logo, se o bebê se alimenta constantemente da fórmula o mais recomendado é comprar a de 800g por conta do custo benefício.

Agora, se você está apenas experimentando uma nova fórmula e ainda vai descobrir como o pequeno vai se adaptar ao novo alimento mais indicado é optar pela fórmula de 400g.

Lista com as Melhores Fórmulas Infantis

Agora que você sabe melhor como escolher a melhor fórmula para o seu bebê vamos a nossa lista. Nela estão as melhores e principais fórmulas do mercado.

1. Fórmula Infantil Aptamil Premium 2 Danone Nutricia

O Aptamil Premium 2 é uma fórmula infantil desenvolvida para crianças entre 6 meses e 1 ano. Ela contém proteínas lácteas intactas e prebióticos exclusivos da Danone Nutricia que ajudam no trato gastrointestinal e na saúde mental e dos ossos. Além disso, inclui DHA e ARA, ácidos graxos importantes para o bom funcionamento do organismo e para o sistema nervoso central. A fórmula também tem vitaminas A e C, lactose e não tem glúten.

Marca: Danone
Idade Indicada: 6 a 12 meses
Lactose: Sim
Proteína Hidrolisada: Não
Anti-Refluxo: Não
Prebióticos: FOS e GOS
Ácidos Graxos: DHA e ARA
Maltodextrina: Não

Onde comprar:
Comprar no Amazon

2. Fórmula Infantil Aptamil Premium 1 Danone Nutricia

A fórmula infantil Aptamil Premium 1 da Danone Nutricia é uma opção de alimentação para bebes até 6 meses de idade. Com proteínas lácteas intactas e ácidos graxos DHA e ARA, ômega 3 e ômega 6, respectivamente, ajuda no crescimento saudável dos bebes. Além disso, contém probióticos exclusivos e nucleotídeos, vitaminas A e C e minerais Ferro e Zinco.

Marca: Danone
Idade Indicada: 0 a 6 meses
Lactose: Sim
Proteína Hidrolisada: Não
Anti-Refluxo: Não
Prebióticos: FOS e GOS
Ácidos Graxos: DHA e ARA
Maltodextrina: Não

Onde comprar:
Comprar no Amazon

3. Fórmula Infantil Nan EspessAR

A Nan A.R é uma fórmula infantil especialmente desenvolvida para atender as necessidades de bebês que sofrem com refluxo. Com amido e prebióticos, ajuda a melhorar a digestão e a aliviar o desconforto causado pelo regurgitamento excessivo. Além disso, contém proteínas moderadamente hidrolisadas (OPTIPRO HA) que diminuem o risco de alergia e facilitam a absorção. As vitaminas e minerais essenciais, incluindo DHA e ARA, ajudam no desenvolvimento motor e cognitivo do bebê.

De acordo com os consumidores, a fórmula é eficaz no controle da regurgitação e tem bom custo-benefício. Entretanto, é importante destacar que a maltodextrina, presente na fórmula, pode ser prejudicial se consumida em grandes quantidades.

Marca: Nestlé
Idade Indicada: 0 a 12 meses
Lactose: Sim
Proteína Hidrolisada: Parcialmente
Anti-Refluxo: Sim
Prebióticos: Sim
Ácidos Graxos: DHA e ARA
Maltodextrina: Sim

Onde comprar:
Comprar no Amazon

4. Fórmula Infantil Aptanutri Profutura 3

A Aptanutri Profutura 3 é uma fórmula infantil para crianças de 1 a 3 anos, desenvolvida especialmente para as necessidades das crianças brasileiras. Possui LCPUFAs (DHA e ARA) em quantidade duas vezes maior, que proporcionam benefícios para o metabolismo e formação do sistema nervoso. Contém nucleotídeos, taurina, prebióticos e vitaminas A, C e D, além de minerais Ferro, Zinco e Cálcio.

Oferece uma adequada relação de ômega 6 e ômega 3 e ácido palmítico na posição sn-2 para uma melhor absorção de cálcio e lipídios. Ajuda no desenvolvimento cognitivo e crescimento saudável, além de fortalecer o sistema imunológico.

Marca: Danone
Idade Indicada: a partir 12 meses
Lactose: Sim
Proteína Hidrolisada: Não
Anti-Refluxo: Não
Prebióticos: FOS e GOS
Ácidos Graxos: DHA e ARA
Maltodextrina: Sim

Onde comprar:
Comprar no Amazon

5. Fórmula Infantil Enfamil Premium 2

A Fórmula Infantil Enfamil Premium 2 é uma opção de alimentação para bebês a partir dos 6 meses de idade. É suplementada com 0,3% DHA e 0,6% ARA, além de taurina, vitaminas A, D, E, K, C e ácido fólico. Ela vem em uma embalagem de 800g, mas também pode ser encontrada em uma versão menor de 400g para que você possa experimentar o produto.

Marca: Mead Johnson
Idade Indicada: A partir de 6 meses
Lactose: Sim
Proteína Hidrolisada: Não
Anti-Refluxo: Não
Prebióticos: GOS
Ácidos Graxos: DHA e ARA
Maltodextrina: Sim

Onde comprar:
Comprar no Amazon

6. Fórmula Infantil Nan Comfor 1

A NAN Comfor 1 é uma fórmula infantil desenvolvida pela Nestlé para atender às necessidades nutricionais dos bebês de 0 a 6 meses. Com um mix de gorduras que inclui os ácidos graxos essenciais, prebióticos, nucleotídeos, vitaminas e minerais, ela é uma opção de qualidade para pais que buscam suprir as necessidades nutricionais de seus bebês.

Com baixo teor de sódio, sem açúcar, glúten e aromatizantes, a NAN Comfor 1 também é indicada para tratar a constipação, mantendo a flora intestinal do bebê equilibrada. Essa é uma boa opção de fórmula infantil para pais que buscam uma solução eficiente e de boa qualidade, desde que bem orientados pelo pediatra.

Marca: Nestlé
Idade Indicada: 0 a 6 meses
Lactose: Sim
Proteína Hidrolisada: Não
Anti-Refluxo: Não
Prebióticos: FOS e GOS
Ácidos Graxos: DHA e ARA
Maltodextrina: Sim

Onde comprar:
Comprar no Amazon

7. Fórmula Infantil Aptamil Pepti

Esta fórmula infantil Aptamil Pepti é especialmente desenvolvida para bebês que têm sensibilidade às proteínas do leite de vaca. Por isso, suas proteínas foram hidrolisadas extensivamente para minimizar o risco de reações alérgicas.

Além disso, possui prebióticos para otimizar o funcionamento do intestino e ácidos graxos que ajudam no desenvolvimento do sistema nervoso e cognitivo.

Marca: Danone
Idade Indicada: 0 a 36 meses
Lactose: Sim
Proteína Hidrolisada: Sim
Anti-Refluxo: Não
Prebióticos: FOS e GOS
Ácidos Graxos: DHA e ARA
Maltodextrina: Sim

Onde comprar:
Comprar no Amazon

8. Fórmula Infantil Neocate Lcp Upgrade

A Danone Neocate Lcp é uma fórmula infantil desenvolvida para atender às necessidades de bebês com restrições alimentares, especialmente aqueles com alergia à proteína do leite da vaca. É composta por aminoácidos livres e não contém lactose.

Contém ácidos graxos DHA e ARA que ajudam no desenvolvimento cognitivo e nervoso. Também possui vitaminas e minerais importantes, como A, D, B1, B2, B6, B12, Ferro, Cálcio e Potássio. É uma fórmula completa para atender aos nutrientes essenciais para crianças entre 0 a 36 meses.

Sem maltodextrina em sua composição, a Danone Neocate Lcp é uma ótima opção para crianças com restrições alimentares. Embora a embalagem de 400 g possa ter um custo elevado, os benefícios para a saúde da criança compensam.

Marca: Danone
Idade Indicada: 0 a 36 meses
Lactose: Não
Proteína Hidrolisada: Não
Anti-Refluxo: Não
Prebióticos: Não
Ácidos Graxos: DHA e ARA
Maltodextrina: Não

Onde comprar:
Comprar no Amazon

9. Fórmula Infantil Nan Supreme 1

A fórmula Nan Supreme 1 é ideal para uso desde o nascimento até os 6 meses. Com uma série de vitaminas e nutrientes, ela mantém o bebê saciado sem causar desconfortos. Possui probióticos para ajudar na digestão, DHA e ARA para o desenvolvimento nervoso e nucleotídeos para melhorar o sistema imunológico.

Também é bem aceita pelos bebês em termos de sabor e textura. Disponível em duas embalagens, 400g e 800g, esta fórmula é uma escolha saudável e segura para o primeiro semestre de vida.

Marca: Nestlé
Idade Indicada: 0 a 6 meses
Lactose: Sim
Proteína Hidrolisada: Sim
Anti-Refluxo: Não
Prebióticos: Sim
Ácidos Graxos: DHA e ARA
Maltodextrina: Sim

Onde comprar:
Comprar no Amazon

10. Fórmula Infantil Nan Sem Lactose

Se procura uma alternativa de alimentação para bebês com intolerância à lactose, a Fórmula Infantil Nan Sem Lactose é uma escolha certeira. Com uma composição isenta de lactose, permite o uso por bebês com sensibilidade a esse componente, mantendo a saúde e o desenvolvimento saudável.

Com vitaminas e minerais, possui DHA e ARA, importantes para o crescimento e desenvolvimento cognitivo e do sistema nervoso. No entanto, é importante lembrar que a idade recomendada e a duração do uso precisam ser discutidas com um médico.

Embora não contenha prebióticos, a Fórmula Infantil Sem Lactose Nan ainda é eficaz na nutrição e proporciona boa qualidade. É uma das fórmulas infantis mais vendidas e recomendadas para bebês com intolerância à lactose.

Marca: Nestlé
Idade Indicada: 12 a 48 meses (pode ser utilizado em menores de 12 meses com indicação médica ou de nutricionista)
Lactose: Não
Proteína Hidrolisada: Não Informado
Anti-Refluxo: Não
Prebióticos: Não
Ácidos Graxos: DHA e ARA
Maltodextrina: Sim

Onde comprar:
Comprar no Amazon

Duvidas Frequentes Sobre as Melhores Fórmulas Infantis

Veja agora algumas das principais dúvidas dos nossos leitores relacionadas a fórmulas infantis

Qual a Melhor Fórmula para Bebê de 0 a 6 meses?

A melhor fórmula infantil para bebês de 0 a 6 meses é a Fórmula Infantil Aptamil Premium 1 Danone Nutricia. Porém, se o bebê sofre com refluxo a melhor pode ser a Fórmula Infantil Nan EspessAR.

Qual Melhor Fórmula para Bebê de 1 Ano?

A melhor fórmula para bebês acima de 1 ano é a Fórmula Infantil Aptanutri Profutura 3. Ela possui níveis especiais de componentes para nutrir os bebes a partir dessa idade.

Qual a Diferença Entre Fórmula Infantil e Composto Lácteo?

A formula infantil é projetada para reproduzir as características do leite materno, e é recomendada principalmente no primeiro ano de vida. Já o composto lácteo é destinado a uma fase mais avançada do crescimento infantil, funcionando como uma suplementação nutricional conforme necessário.

Qual a Diferença Entre Fórmula Infantil e Leite Materno?

A fórmula é idêntica ao leite materno? De jeito nenhum! A fórmula é feita a partir de leite de vaca ou cabra, com ajustes feitos pelas indústrias, retirando componentes em excesso e adicionando aqueles que são insuficientes, assim tentando ficar mais próximo ao leite materno.

Leia mais

*O teuencanto pode receber comissões pelas vendas realizadas através dos links divulgados em nossas páginas.
*Todas as informações dos produtos listados foram retiradas dos sites dos fabricantes, sites de vendas, etc.

Avatar photo
Olá, sou Lucas Sertori e é um prazer ter você aqui no Seu Encanto, seu espaço online para tudo que envolve beleza, saúde e bem-estar. Sou um apaixonado por escrita e me dedico a ir a fundo em cada tópico que trago para você, sempre com o objetivo de oferecer o melhor conteúdo possível. Além disso, gerencio o site Marketfacil e atuo como secretário da AVMBR.